Learn Portuguese BrazilianPodClass BrazilianPodClass
iTunes Feed  Podcast RSS Feed  Tips and podcast updates  YouTube Channel  Twitter  Facebook 

245 – Famous Brazilians – Lya Luft

In this episode, we’re are going to learn a little about Lya Luft, a Brazilian writer, and the verb “VALER” in the Indicative, Imperative and Subjunctive moods.

Lya Luft

Lya Luft nasceu no dia 15 de setembro de 1938 em Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Por se tratar de uma cidade de colonização alemã, as crianças em quase sua totalidade falavam alemão, e os livros utilizados na escola vinham da Alemanha. Com onze anos, Lya decorava poemas de Goethe e Schiller. Posteriormente, estudou em Porto Alegre, onde se formou em pedagogia e letras anglo-germânicas.

Iniciou sua vida literária nos anos 60, como tradutora de literaturas em alemão e inglês. Lya Luft já traduziu para o português mais de cem livros. Entre outros, destacam-se traduções de Virginia Wolf, Hermann Hesse, Doris Lessing e Thomas Mann. Ela diz que traduzir é sua verdadeira profissão. E que faz tradução para ganhar dinheiro. Mas também porque gosta. Um trabalho que exige respeito. Seu desejo é aproximar o escritor estrangeiro do leitor brasileiro. Confessa que não pode ser inteiramente fiel, porque pode-se correr o risco de ninguém entender nada. Mas não faz um carnaval em cima do texto alheio, não inventa, não cria frases que não existem…

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Download Podcast

Learning Guide

Learn More:

« 244 – An Expensive T-shirt | 246 – Accommodation for Carnival »

Leave a comment

the-verb-valer-in-the-indicative-imperative-and-subjunctive-moods
The verb “VALER” in the Indicative, Imperative and Subjunctive moods


iTunes Feed  Podcast RSS Feed  Tips and podcast updates  YouTube Channel  Twitter  Facebook 
© 2018 BrazilianPodClass